Notícias

5 conselhos (de uma tia) para você mandar bem na prova do Enem

Atualizado: Fev 9



Aquele frio na barriga, mãos suadas, palpitação... indícios de que está chegando a hora da prova do ENEM! Calma, meu amigo! Todos estão sentindo a mesma coisa. Sai na frente quem consegue controlar as emoções e entender que este é só mais um momento intenso das nossas vidas.


Opa... mas não é tão fácil assim dominar os sentimentos, não é mesmo? Por isso, estamos aqui para te ajudar nesta reta final. Preparamos um conteúdo cheio de dicas legais para você manter a calma e arrebentar na prova do ENEM.


Então vamos lá!


1) ENTENDA AS REGRAS ANTES DO JOGO COMEÇAR!


LEIA O EDITAL, quando você chegar para fazer a prova vai se sentir bem mais seguro se já souber todas as regras. Confira o local de prova, trace a rota no google maps, waze... e outros mais que quiser. Entenda o tempo do teste, o conteúdo abordado, já se imagine fazendo a prova e por onde vai começar. Planeje os seus passos, isso vai te ajudar a manter o foco no que importa – MANDAR BEM NO ENEM.


2) ESTEJA ANTENADO AO MUNDO


Internet não foi feita só para stalkear a vida do crush não. Você tem acesso a muitas notícias, muitas notícias mesmo! Sobre qualquer assunto. Então, ligue o radar e preste atenção em temas que estão em alta. Monitore diariamente ao menos três sites de notícias confiáveis, dialogue com seus pais, amigos, irmãos sobre os temas. Ouça opiniões distintas a sua, isso nos obriga a raciocinar com eficiência.


3) ESTUDE, ESTUDE MUITO! MAS NÃO SE TORTURE NA VÉSPERA.

Tenha certeza que você sempre vai achar que estudou menos do que deveria. Mas lembre-se deste conselho, você sabe mais do que imagina. Esse é um dilema que a maioria dos estudantes já viveram, a sensação do “não sei nada” está aí para ser vencida. Foque no que você domina e tenha inteligência para argumentar sobre aquilo que você não tem tanta segurança. Confie, vai dar certo.


4) PESQUISE, COMPARE E ESCOLHA


Qual curso fazer? Onde fazer? O que vai ser do meu futuro? Oh céus... quantas escolhas.


Lembre-se, quanto mais você pesquisa, mais você conhece. Quanto mais você conhece, mais chance de tomar uma decisão coerente. Então, pesquise no google, vá até a faculdade que deseja se possível. Converse com pessoas da área e pergunte sobre os desafios da profissão.


Ao se preparar para a prova do ENEM, separe um tempo para pesquisar a instituições de ensino vinculadas, leve isso como foco também. Ah... e o mais importante, descubra uma profissão pela qual sinta paixão, aquela que você sente o coração arder de curiosidade. Assim será bem-sucedido!


5) SEJA FELIZ


Estude, tenha disciplina, seja comprometido com o conteúdo ... mas não se esqueça que se divertir é fundamental. Esteja com a “cuca fresca” e as coisas fluem melhor. Não tenha o momento de estudo como um fardo, mas como um treinamento para o dia D – a prova do ENEM. Quanto mais você treina, melhor você vai se sair na prova.


Dance, veja série, esteja com seus amigos e familiares (online ... neste momento de pandemia), pratique esporte, se divirta e estude, estude muito.



É isso, pessoal!

Se você quer ter dicas sobre como mandar bem na redação do ENEM temos o post Como Fazer uma Boa Redação Para o ENEM ou Para o Vestibular.


Se você quiser bater um papo sobre o ENEM, prova, Curso, carreira é só chamar a gente aqui no whatsapp.


Boa prova e Sucesso.


1/2
b2.jpg
b3.jpg
b4.jpg