Notícias

Como escolher o melhor curso para residência médica?

Atualizado: Mar 20


Como escolher o melhor curso para residência médica? Certamente esta é uma questão que faz você, estudante de Medicina, perder o sono. Afinal, a residência médica significa o seu futuro profissional.


Portanto, conquistar a tão sonhada vaga em um programa de residência médica é algo decisivo na sua vida. Ou seja, está fora de cogitação perder tempo neste momento tão decisivo.


De certa forma é normal que você fique meio atordoado. Afinal, a temporada de matrículas está aberta.

Vale tanto para quem já pensa em fazer residência no final do ano ou para aqueles estudantes que querem ganhar tempo fazendo, simultaneamente, o internato médico e a preparação para a residência.


São tantas ofertas, condições especiais, diferenciais, promoções, enfim, um mundo de “promessas” que, “cá prá nós”, nem sempre atendem às suas expectativas.

Contudo, não desanime! Estamos aqui para te ajudar.


Calma!!! Vamos te ajudar a escolher o melhor curso para residência médica


E, então, a pergunta que não quer calar: como escolher o melhor curso para residência médica? Calma!!! Nós vamos chegar lá.


A primeira dica é não adianta ficar igual a “barata tonta” correndo de um lado para o outro. Concentre-se! Já foi tão difícil passar no vestibular de Medicina que, enfrentar o concurso de residência, vai ser apenas mais um desafio.


Mas você já está pronto para argumentar: – “a residência é mais difícil, mais concorrida, mais conteúdo…. Sim, sabemos disto tudo!.É tudo isto mesmo e um pouco mais.


Mas falando sério.Quando propomos que você se concentre é para pensar no seu contexto atual.


Preparamos, portanto, os principais pontos que você precisa levar em consideração na hora de escolher o melhor curso para a residência médica. São eles:

  • Saia da caixinha e avalie tudo a sua volta

  • Quanto tempo você tem para se preparar

  • Relação custo x benefício

  • Objetivos bem claros

  • Qualidade da equipe de professores

  • Conteúdo dinâmico – videoaulas em módulos

  • Material de apoio – tudo em um só lugar

  • Questões de provas comentadas

  • Credibilidade

Em linhas gerais, estes são os principais pontos para você escolher o melhor curso para residência médica. Nada tão difícil assim.


Agora, vamos bater um papo sobre cada um destes pontos. Ao final, temos a certeza que você estará muito mais seguro para decidir.


“Saia da caixinha” e cuidado com as opiniões consolidadas


Só para contextualizar é importante que você saiba que, antigamente, este mercado de cursos online para residência era dominado por apenas um curso.


Só mais recentemente vieram outros e mais outros. Cada um com a sua característica, mas, é claro, todos com a mesma proposta: te ajudar a passar nas provas de residência médica.

Portanto, é muito importante que você evite cair nos conceitos e opiniões consolidadas como estes, que, certamente, você já ouviu entre seus colegas:

“- Todo mundo faz o curso tal” – ou

“ – A cada 10 estudantes aprovados X são do curso tal ou ainda

“ – Aprova duas vezes mais “.,,,


Pare e pense. Obviamente, meu caro, e como você já sabe, somente há 3 ou 4 anos surgiram mais concorrentes à altura. Daí, até então, só um curso dominava o mercado, ou seja, todos os estudantes – aprovados ou não – eram de lá.


Outra coisa: não se impressione com supostas estatísticas que só servem para favorecer o “dono dos dados”. Ou seja, são “estatísticas” que ninguém sabe de onde vieram os dados, como foram feitas, enfim….


Que fique claro! Não estamos dizendo que tais cursos estão inventando dados. Nada disto, mas são apenas um recorte.


Afinal, o universo das residências médicas é imenso e é praticamente impossível ter todos os dados de quem fez, passou ou foi reprovado na residência.


E, o mais importante: quem passa no concurso de residência médica é você e não o curso. Esse te auxilia na preparação, com as ferramentas e metodologias.

Maioria quer fazer residência médica


Todos sabem que fazer residência médica é o caminho que a maioria dos estudantes de Medicina estão buscando para a carreira médica.

Além disso, atualmente é grande o número de escolas médicas, passando de 300 em todo país.

E, claro, com isto, os programas de residência médica ficaram mais concorridos. Afinal, o número de vagas não aumentou na mesma proporção.

Com isto, o caminho para a preparação acaba sendo via cursos preparatórios para residência, portanto, você precisa saber como escolher o melhor curso para residência médica.

Portanto, vamos às dicas básicas!

Quanto tempo você tem para se preparar


Existe uma série de modalidades de cursos para a residência médica online: intensivo, extensivo, revisional, entre tantos outros.


Contudo, via de regra, quem está terminando a faculdade e já quer logo fazer a residência médica opta por um curso mais rápido, de 12 meses.


Contudo, quem tem ainda dois anos para formar-se, o melhor mesmo é escolher um curso de 24 meses.


Assim, você terá mais tempo para se preparar uma vez que os conteúdos cobrados nas provas de residência médica são extensos.


-Fazer o curso para residência simultâneo ao internato pode ser uma boa opção. Afinal, você vai estar aprendendo para a vida e, não apenas, treinando para a prova, consideram alguns professores.


Conexão com o internato


Portanto, este é um dos itens que você precisa levar em consideração: o tempo que você tem para preparar-se para as provas de residência médica.


Isto certamente vai influenciar na escolha do melhor curso para residência médica. Nada de abandonar o internato, a faculdade, para se preparar para a residência.


Aliás, esta atitude pode custar muito na sua carreira médica. Afinal, você quer aprender para a vida toda.


No caso da escolha de um curso de 24 meses, você terá mais tempo para assistir às aulas, fazer provas e usar todo o material de apoio.


Ao mesmo tempo, em conexão com internato vivenciará os casos no dia a dia do estágio.


Relação custo x benefício: nem sempre o mais caro é o melhor


Outra importante e decisiva dica é a relação custo x benefício. Você vai ter que tirar uma grana todo mês para pagar a mensalidade. E, em tempos tão difíceis, este é um ponto que deve ser levado muito a sério.


Obviamente, o curso precisa caber no seu bolso. E, aqui, é importante lembrar a máxima: nem sempre o mais caro ou o mais famoso é o melhor. Falamos isto porque há uma grande discrepância nos preços dos cursos.


Atualmente, temos uma diversidade enorme de preparatórios para a residência médica. Claro que o curso deve ser o melhor curso para residência médica, porém, de acordo com as suas necessidades e capacidade financeira.


Lembre-se, sua bolsa de residência é de pouco mais de R$ 3 mil. E, afinal, o curso, por mais caro que seja, não vai te passar na prova: quem faz a prova é você, ou seja, sua dedicação é decisiva.


Para você que está contratando o curso, a concorrência favorece o estudante, ou seja, dá para negociar e fazer um bom negócio.


Objetivos bem claros: evite penduricalhos e garanta o essencial


Você já sabe muito bem o que precisa ter para estudar. É comum alguns cursos de residência médica oferecerem um monte de coisas, porém desnecessárias: os chamados penduricalhos. Às vezes até mesmo para justificar o preço.


Portanto, você precisa saber diferenciar o que é conteúdo de qualidade de penduricalhos. Isto reflete inclusive no item anterior, ou seja, no preço do curso.


Uma série de artifícios encarece o produto final que, na maioria das vezes, não vai fazer a menor diferença na sua preparação para a residência médica.


Mas como saber separar o que é essencial para o estudo e o que não passa de enrolação?

Bom,uma dose de bom senso e tenha sempre em mente que o melhor curso para residência médica é aquele que oferece os conteúdos que caem nas provas de residência médica. De forma ágil, organizada, completa e de fácil acesso.


Ou seja, tudo em um só lugar e com flexibilidade. Isto porque, todos nós sabemos que a preparação para a residência médica acontece geralmente no momento em que você está no internato ou mesmo já trabalhando.


Portanto, não dá para ficar perdendo tempo procurando apostilas, revirando livros, acessando videoaulas.


Ainda sobre os objetivos bem claros, a escolha da especialidade médica também exige uma atenção especial. Mas sobre este ponto, talvez até mais importante, você pode ler nosso artigo Como escolher a Residência Médica que trata sobre o tema.


Metodologia diferenciada: qualidade da equipe de professores


Imagina um curso que reúna competentes médicos atuantes na especialidade e também professores daquela área?


Este, sem dúvida, é o ideal: quem vai te preparar é o profissional atuante, ou seja, que exerce o dia a dia da especialidade e sabe ensinar. Isto é, o cardiologista, por exemplo, vai dar as aulas da sua área.


Isto significa que não há mais ninguém tão preparado quanto aquele professor.

Em resumo, a qualidade da equipe de professores é um diferencial que se associa à didática e aos materiais de apoio disponibilizados pelo curso para residência médica.


Tudo isto deve ser observado na hora da contratação. Portanto, fique atento ao quadro de professores.


Conteúdo dinâmico: formato dos conteúdos auxiliam estudantes


O melhor curso para a residência médica deve disponibilizar não só as videoaulas, mas também um material de apoio. Por exemplo, cinco horas de aula direto ninguém aguenta!


No Revisamed, por exemplo, a metodologia utilizada pelo curso prevê videoaulas de cada um dos 350 temas divididas em módulos curtos, de 30 minutos cada. Isto dinamiza o aprendizado, uma vez que em videoaulas muito longas a tendência é de o tema ficar enfadonho.


Além disto, qualquer tempo disponível você pode aproveitar para assistir um módulo.

A divisão em módulos gera maior dinamismo. Este modelo é um dos que você deve considerar na hora de escolher o melhor curso para residência médica.


Material de apoio – tudo em um só lugar


Ter o material completo, ou seja, as videoaulas,apostilas, podcast, diretrizes, slides e as questões de provas ao seu alcance em um só lugar faz toda a diferença.


Imagina você, já com o tempo apertado ter que ficar procurando na estante as apostilas onde estão um ou outro tema. Isto é desgastante e não otimiza o seu tempo.


Portanto, para escolher o melhor curso para residência médica, você deve saber como funciona o sistema de estudo do curso, os módulos das aulas e a distribuição do material. Tenha em mente que você precisará otimizar o seu tempo.


Questões de provas comentadas

Fazer questões de provas de residência é um excelente instrumento para você estudar e,ao mesmo tempo, se familiarizar com os modelos de prova.


Portanto, preciso treinar, treinar e treinar mais ainda E se estas questões ainda forem comentadas pelos professores é melhor ainda.

Portanto, ao escolher o curso para residência médica observe o que ele oferece de questões de provas.

Credibilidade

A credibilidade do curso, sem dúvidas, é um ponto especial na hora de decidir. Mas você vai perguntar como mensurar a credibilidade, especialmente se o curso é novo no mercado?


Sabemos que não é simples, porém, uma dica infalível é se informar. Saber quem é a equipe que faz o curso é uma fórmula infalível para saber da credibilidade.


Conhecer a equipe de professores e a sua qualificação é uma grande chancela que garante a credibilidade na hora de escolher o melhor curso para a residência médica,


Revisamed, Medway, Medcel, Medcurso do Medgrupo, Med, Sanar… Afinal, como escolher o melhor curso para residência?


A lista é grande, mas, afinal, qual o melhor curso para Residência Médica: hoje temos Medway, Medcurso do Medgrupo, Med Medcurso, Sanar, Revisamed, Medcel…. e tantos outros…


O que os especialistas da área destacam e orientam é para abrir a mente – o popular sair da caixinha.

Ou seja, avalie todos os cursos e não os que já estão na memória comum por terem mais tempo no mercado.

“Existem muitos cursos novos de qualidade e bem completos , capazes de levar o estudante de Medicina à residência médica, asseguram.


E qual curso indicamos?

Não vamos falar para você faça este ou aquele porque é o melhor curso para residência médica. Mas, é lógico, que recomendamos o Revisamed Curso para Residência Médica.


E por que? Porque, como nosso parceiro, conhecemos o curso e garantimos que ele atende a todos os requisitos que discutimos ao longo desse artigo.


Além de formado por uma equipe altamente capacitada, o Revisamed trabalhou cada detalhe, da metodologia ao material de apoio, equipe de professores, plataforma, preço, tudo para que você tenha todo o conteúdo e estude com tranquilidade.


Passar na residência médica será uma consequência, uma vez que, o aprendizado será natural e para vida toda.


No Portal Residências Médicas você terá ainda mais informações sobre a especialização, atualização médica, além de cursos de extensão, como o Curso de Antimicrobianos, que você pode fazer para aprimorar ou ampliar seus conhecimentos.


(Referência: Texto extraído do blog Você na Residência Médica)

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1/2
b2.jpg
b3.jpg
b4.jpg