Como estudar para passar no vestibular

Atualizado: 9 de Fev de 2021

Junto com a decisão de qual curso se dedicar após os anos da escola, vem a adaptação à uma rotina de estudos específica para passar no vestibular. Para alunos que pretendem estudar medicina ou outros cursos de saúde, existem algumas estratégias que podem fazer a diferença.

As estratégias de aprendizagem são técnicas que auxiliam o aluno na rotina de estudos, melhorando o seu aproveitamento durante as horas de dedicação, e também são importantes para o desempenho desse aluno em momentos de cobrança, como na hora do vestibular.

Se você está com a intenção de prestar vestibular para medicina ou outro curso de saúde, entenda agora como estudar para passar no vestibular e garantir uma boa colocação.

Por que é importante organizar uma rotina de estudos para o vestibular?

Para começar a nossa conversa sobre maneiras de estudar para garantir a aprovação em medicina  ou outro curso de saúde, é importante explicar o motivo dessa preparação ser diferente das outras.

Provas de vestibular não seguem o mesmo modelo de questões das provas que estamos acostumados a fazer na escola durante o ensino fundamental e o ensino médio. É essencial que o estudante sempre pesquise o modelo da prova que vai realizar.

Esse conselho é o ponto de partida para provas de vestibular, já que cada instituição de ensino tem o seu próprio método de testar os conhecimentos dos alunos na hora do processo seletivo.

Por isso, lembre de pesquisar o modelo da prova que você pretende fazer e, se possível, questões das edições anteriores. Assim, você garante que vai poder estudar da melhor forma.

Aproveite e baixe aqui as provas anteriores da Suprema Juiz de Fora e da Suprema Três Rios !

O que são estratégias de aprendizagem e como usá-las?

Você é o tipo de aluno que gosta de fazer resumos da matéria que viu na aula quando chega em casa para facilitar na hora de estudar? Gosta de usar cores e anotações para reforçar uma informação?

Muitas estratégias de aprendizagem são tão comuns que fazemos sem saber que são estratégias que podem fazer tanta diferença no rendimento do estudo.

Entre as mais usadas por alunos durante os anos escolares estão sublinhar informações importantes no texto, usar notas adesivas para expandir o conteúdo e fazer resumos.

No entanto, é possível monitorar a compreensão na hora da leitura e até usar técnicas de memorização para ter mais eficiência para estudar para os cursos de saúde.

Como os cursos da área de saúde costumam ter provas de vestibular com cobrança de termos específicos e bastante conteúdo relacionado às ciências biológicas, é importante pensar em estratégias para lembrar essas informações.

Memorização

Exercícios de memorização são ótimos aliados para quem quer fazer vestibular para cursos de saúde, principalmente para estudantes que pensam em cursar medicina.

O método consiste em estudar um conteúdo com os seguintes passos: analisar, organizar e classificar. Quando seguimos esses passos, nosso cérebro registra a informação de forma conectada e armazena os dados com mais eficiência.

Associação

O método de associação está bem próximo do anterior, de memorização, porque os dois ajudam o aluno a controlar o processamento da informação durante a rotina de estudos e, consequentemente, na hora da prova de vestibular.