Notícias

Saiba tudo sobre o curso de Odontologia

Atualizado: Mar 29


Mulher durante consulta de odontologia

Você que está se preparando para fazer a prova do vestibular pode estar em dúvida sobre qual faculdade irá fazer, não é mesmo? Se o curso de Odontologia estiver entre as suas opções, é essencial se informar sobre todas as possibilidades da área.


Uma das mais tradicionais graduações da área da saúde, a Odontologia tem um papel importante na vida das pessoas. Os profissionais são capacitados a identificar, prevenir e tratar doenças da boca, dentes, gengivas e ossos da face. Além do bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.


Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você, que vai prestar vestibular, precisa saber sobre o curso de Odontologia, desde a graduação até o mercado de trabalho. Confira abaixo!


Como é o curso de Odontologia?


Com uma duração média de quatro anos, a graduação conta com disciplinas práticas e teóricas para desenvolver as habilidades profissionais necessárias a um cirurgião-dentista.


O curso de Odontologia é oferecido pelas faculdades em grau de bacharelado. Além do método de ensino tradicional, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem contribuem para a formação de qualidade.


Por exemplo, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora– Suprema, os estudantes já iniciam a prática nos primeiros período. Mais a frente, voltamos a falar sobre a escolha da instituição.


Agora, vamos voltar ao tema deste artigo, ou seja, o curso de Odontologia e o vestibular de Odontologia.


Estudante do curso de Odontologia segurando equipamentos

A grade curricular do curso de Odontologia é organizada de modo diferente em cada faculdade. Entre as principais matérias estão: Anatomia, Histologia, Dentística, Prótese, Periodontia, Clínica e Cirurgia.


Uma boa parte da carga horária do curso de Odontologia é reservada a destinada a atividades práticas. Nelas, o estudante tem a oportunidade de testar o aprendizado em laboratórios e em atendimentos clínicos através do contato direto com pacientes.


Para concluir o curso é necessário, ainda, realizar um estágio supervisionado e também elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).


E olha, é importante que você se atente sobre a infraestrutura da instituição. Afinal, ela é um dos pontos mais importantes a ser analisado pelo estudante, pois todo aprendizado será adquirido através dos laboratórios e salas de aula.


São nessas aulas práticas, para o aprendizado dos diversos procedimentos, que o material do curso de Odontologia, por exemplo, é importante. Deste modo, o uso ajuda o estudante a ter um desempenho melhor nas aulas e aprimorar as técnicas.


Quais são os principais itens do material do curso de Odontologia?


Imagina se a faculdade em que você sonha fazer o curso de Odontologia, oferecesse os insumos para as aulas práticas? Pois é... a Suprema oferece para os estudantes materiais como a amálgama, raio x – desde películas a revelação, resinas, adesivos, silicona de condensação, verniz odontológico, entre tantos outros. Todos esses itens podem reduzir quase a metade do investimento em materiais.


Agora que você já sabe a importância da lista de material odontológico, conheça alguns dos itens mais importantes para a sua prática em sala de aula e na profissão.



Dentista segurando materiais odóntologicos

1. Jaleco

O jaleco é o uniforme do profissional da saúde. Ele evita o contato com quaisquer fluidos e protege o dentista durante os procedimentos.


2. Luvas e máscaras descartáveis

As luvas e as máscaras são indispensáveis para a segurança e higiene dos estudantes do curso de Odontologia. O uso das luvas, por exemplo, é importante para esterilizar equipamentos, atender pacientes e manipular materiais desde a prática mais simples, como uma limpeza de rotina, até um tratamento cirúrgico de canal.


3. Raspadores periodontais e Curetas

Aquele famoso material do curso de odontologia que muitos pacientes têm medo. Auxiliam na remoção de placa dentária e tártaro.


4. Explorador

O explorador, também chamado de "sonda periodontal", é um dos materiais odontológicos mais utilizados. Ele acompanha um espelho e serve para que o dentista consiga identificar cáries e outros problemas apresentados.


5. Sugador

Um dos itens mais utilizados em diversos consultórios e clínicas odontológicas é o sugador. Ele suga o excesso de saliva dos pacientes durante a realização de procedimentos.


7. Espelho clínico

Se existe um material do curso de odontologia que pode ser considerado um dos melhores amigos de um dentista, é o espelho clínico. Com ele, é possível diagnosticar possíveis sinais de cáries, inflamações na gengiva e outros problemas odontológicos. Ele também ajuda a afastar a língua do paciente e direcionar a iluminação do refletor.


Onde comprar o material do curso de Odontologia?


Agora que você já sabe quais são os principais materiais que precisa ter, bate a dúvida sobre onde encontrá-los. Existem lojas especializadas em material odontológico, conhecidas como "dentais". Basta levar a sua lista do curso de Odontologia.


Qual é o preço do material do curso de Odontologia?


É possível adquirir os itens em separado, por unidades, como também encontrar o Kit Acadêmico, um conjunto de peças de mão e um dos materiais utilizados em aulas práticas.


O valor do material do curso de Odontologia pode variar de acordo com o local e com as marcas escolhidas. Os kits giram em torno de R$ 2.500. Alguns dos materiais podem ser utilizados durante todo o curso, até mesmo depois de você se formar.


Na Suprema, por exemplo, o estudante não tem custo com os equipamentos permanentes e descartáveis que são utilizados nas aulas, já que a instituição fornece os itens.


Quanto posso ganhar como dentista?


Além da constante busca pelo conhecimento, os campos de atuação também devem ser levados em conta. A Odontologia possui ampla lista de especialidades. O dentista pode ter seu consultório, como também trabalhar em clínicas de convênios, hospitais, escolas, empresas particulares e também na área de ensino e pesquisa.


Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aponta que o profissional de Odontologia é um dos mais bem remunerados do mercado. O salário médio é de cerca de R$ 5 mil.


A Odontologia Estética é categoria que se destaca. A Sociedade Brasileira de Odontologia Estética afirma que o índice do crescimento pela busca dos tratamentos nos consultórios é de 300%. Atualmente, 55% da receita das clínicas concentram-se em procedimentos estéticos.


Qual carreira em Odonto posso seguir?


A carreira do cirurgião-dentista, por exemplo, avançou muito nos últimos anos e hoje a área oferece diversas especializações em muitos segmentos, promovendo um bom posicionamento no mercado de trabalho. Veja quais são algumas das áreas em alta!


Clínica geral

A área mais “famosa” é a de clínica geral. Aqui o profissional atenderá pacientes com as mais diversas condições e poderá dar encaminhamento para outra especialidades. Se você quiser aprender um pouco de tudo, é uma boa opção.


Odontopediatria

Para quem gosta de lidar com os pequenos, a Odontopediatria é o melhor caminho. Afinal de contas, crianças precisam de cuidado especial com a dentição de leite e com a troca.


Periodontia

É área que cuida do que fica ao redor dos dentes, como os ossos e a gengiva. O cirurgião dentista tratará problemas como gengivite, periodontite e até com a necessidade de cirurgias.


Endodontia

Esta especialidade faz tratamentos de canal, cuida de algumas infecções na raiz dos dentes ou na polpa dentária e ainda verifica a necessidade de próteses.


Ortodontia

Essa especialidade é relacionada ao posicionamento dos dentes e da arca. Além de corrigir falhas diversas, recomenda e acompanha o uso de aparelhos ortodônticos.


Implantodontia

Aqui o profissional irá lidar com implantes e próteses. É o caso de quem perde um dente ou tem que arrancar e faz a substituição. Também é possível atuar na parte estética.


Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial

Envolve diversos tipos de traumatismos, lesões e anomalias na face, na boca e no sistema mastigatório. Realiza transplantes, cirurgias, enxertos e implantes. Além disso, o traumatologista estuda o cistos nos maxilares, tumores, lesões provocadas por microrganismos e doenças como sífilis e tuberculose.


Escolha uma boa faculdade para fazer o vestibular de Odontologia


Uma graduação pode ampliar e mudar sua visão sobre a profissão que quer seguir ou que já atua alguns anos, lhe mostrando os diversos campos em que se pode trabalhar ou os que você pode alcançar.


Estude onde é referência


Você compra um tênis sem pesquisar sua usabilidade e conforto? Faz uma viagem sem buscar as avaliações? Então, não pode fazer diferente para escolher a faculdade que vai passar, no minimo, quatro anos construindo a sua vida profissional, certo?


Procure referências, siga nas redes sociais, procure comentários, olhe os indíces do MEC (é fundamental saber isso!). Mas, para facilitar a sua vida, temos uma indicação: a Faculdade Suprema é referência para o estudante que pretende prestar vestibular de Odontologia e outros cursos na área da saúde.


Avaliada com índices acima da média, a Suprema conta com as maiores e melhores notas no Ministério da Educação (MEC) e corpo docente formado por mestres e doutores.


Além disto, e também de suma importância é que a instituição investe em um ensino inovador, com metodologias ativas de ensino-aprendizagem.


Conheça os diferenciais da Suprema


· Laboratório de Habilidades em Odontologia com equipamentos modernos que possibilitam aos estudantes um aprendizado embasado nos mais altos conceitos clínicos e científicos.


· Duas Clínicas-Escola para a realização de aulas práticas e estágios supervisionados. Através desse cenário, são realizados atendimentos gratuitos a comunidade nos níveis ambulatorial e hospitalar, de baixa e média complexidade.


· E se a sua dúvida é quanto ao material do curso de Odontologia, a Suprema fornece todo instrumental necessário, bem como os livros, para as aulas. O aluno deve, somente, adquirir seu material de uso pessoal.


E se o seu sonho é cursar Odontologia na Suprema, esta é a oportunidade. A faculdade está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2021.1. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril.

1/2
b2.jpg
b3.jpg
b4.jpg