Saiba tudo sobre o curso de Odontologia

Atualizado: 29 de Mar de 2021

Mulher durante consulta de odontologia

Você que está se preparando para fazer a prova do vestibular pode estar em dúvida sobre qual faculdade irá fazer, não é mesmo? Se o curso de Odontologia estiver entre as suas opções, é essencial se informar sobre todas as possibilidades da área.

Uma das mais tradicionais graduações da área da saúde, a Odontologia tem um papel importante na vida das pessoas. Os profissionais são capacitados a identificar, prevenir e tratar doenças da boca, dentes, gengivas e ossos da face. Além do bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que você, que vai prestar vestibular, precisa saber sobre o curso de Odontologia, desde a graduação até o mercado de trabalho. Confira abaixo!

Como é o curso de Odontologia?

Com uma duração média de quatro anos, a graduação conta com disciplinas práticas e teóricas para desenvolver as habilidades profissionais necessárias a um cirurgião-dentista.

O curso de Odontologia é oferecido pelas faculdades em grau de bacharelado. Além do método de ensino tradicional, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem contribuem para a formação de qualidade.

Por exemplo, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora– Suprema, os estudantes já iniciam a prática nos primeiros período. Mais a frente, voltamos a falar sobre a escolha da instituição.

Agora, vamos voltar ao tema deste artigo, ou seja, o curso de Odontologia e o vestibular de Odontologia.

Estudante do curso de Odontologia segurando equipamentos

A grade curricular do curso de Odontologia é organizada de modo diferente em cada faculdade. Entre as principais matérias estão: Anatomia, Histologia, Dentística, Prótese, Periodontia, Clínica e Cirurgia.

Uma boa parte da carga horária do curso de Odontologia é reservada a destinada a atividades práticas. Nelas, o estudante tem a oportunidade de testar o aprendizado em laboratórios e em atendimentos clínicos através do contato direto com pacientes.

Para concluir o curso é necessário, ainda, realizar um estágio supervisionado e também elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

E olha, é importante que você se atente sobre a infraestrutura da instituição. Afinal, ela é um dos pontos mais importantes a ser analisado pelo estudante, pois todo aprendizado será adquirido através dos laboratórios e salas de aula.

São nessas aulas práticas, para o aprendizado dos diversos procedimentos, que o material do curso de Odontologia, por exemplo, é importante. Deste modo, o uso ajuda o estudante a ter um desempenho melhor nas aulas e aprimorar as técnicas.

Quais são os principais itens do material do curso de Odontologia?

Imagina se a faculdade em que você sonha fazer o curso de Odontologia, oferecesse os insumos para as aulas práticas? Pois é... a Suprema oferece para os estudantes materiais como a amálgama, raio x – desde películas a revelação, resinas, adesivos, silicona de condensação, verniz odontológico, entre tantos outros. Todos esses itens podem reduzir quase a metade do investimento em materiais.

Agora que você já sabe a importância da lista de material odontológico, conheça alguns dos itens mais importantes para a sua prática em sala de aula e na profissão.

Dentista segurando materiais odóntologicos

1. Jaleco

O jaleco é o uniforme do profissional da saúde. Ele evita o contato com quaisquer fluidos e protege o dentista durante os procedimentos.

2. Luvas e máscaras descartáveis

As luvas e as máscaras são indispensáveis para a segurança e higiene dos estudantes do curso de Odontologia. O uso das luvas, por exemplo, é importante para esterilizar equipamentos, atender pacientes e manipular materiais desde a prática mais simples, como uma limpeza de rotina, até um tratamento cirúrgico de canal.