Notícias

Conasems oferece 20 mil vagas para aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS

Atualizado: Jun 10



O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS é gratuito e na modalidade Ensino à Distância (EAD). A iniciativa do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) conta com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas e de Saúde de Juiz de Fora – Suprema. As inscrições vão até 25/06.


O curso chamado de “Ser Gestor SUS” tem o objetivo de capacitar Gestores, Assessores, Técnicos e Servidores Municipais da saúde (diretos e indiretos). Também podem participar servidores incumbidos de ações de controle, integrantes da rede de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) e membros dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.


São 20 mil inscrições abertas e o prazo final é 25/06.


CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO


O aperfeiçoamento, com duração de 10 meses, trará reflexões importantes sobre as rotinas da gestão em uma secretaria municipal de saúde, aspectos específicos como modelos de gestão, atenção e governança do SUS, dentre outros temas essenciais para fazer uma gestão de excelência, assegurando o desenvolvimento de estratégias e habilidades técnicas.


Além disso, o objetivo é promover uma reflexão sobre a prática em diferentes cenários do território brasileiro ao considerar não apenas o aspecto político, mas também os aspectos éticos, técnicos e administrativos de exercer o cargo de gestor (a) de saúde.


O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS será desenvolvido integralmente em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na modalidade à distância, em plataforma disponibilizada pelo Conasems.


Conteúdo programático, carga horária e certificado


Com carga horária de 183 horas, as atividades do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS terão início no dia 13 de julho, com a exibição de aula inaugural.

Para todos os participantes será conferido o Certificado de Conclusão, desde que os alunos concluam todas as etapas da capacitação no período de 10 meses a contar do início das atividades, considerando frequência e suficientes nos processos avaliativos.


MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO MUNICIPAL DO SUS


Como fazer inscrição no curso de Gestão Municipal do SUS


Para fazer a inscrição, o interessado deverá preencher todos os campos indicados como obrigatórios no formulário eletrônico de inscrição, anexando os seguintes documentos, previamente digitalizados em um dos seguintes formatos: pdf, ou jpg ou png:

  • Documento de identidade, em frente e verso, com foto, válido nacionalmente, digitalizado em um único arquivo;

  • Certificado de conclusão do ensino técnico ou diploma ou certificado de conclusão de curso superior. A inscrição será confirmada após a conferência da documentação.


CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO


Ser Gestor Sus: objetivos geral e específico


Objetivo Geral:

  • Ampliar os conhecimentos dos Gestores Municipais de Saúde para atuarem na gestão de excelência, assegurando o desenvolvimento de estratégias e habilidades técnicas para a qualidade do planejamento e da gestão municipal do SUS, visando a melhoria dos resultados dos municípios.

Objetivos específicos:

  • Conhecer e compreender a importância de “Ser Gestor (a) do SUS;

  • Conhecer e compreender os 4 (quatros) eixos estratégicos de atuação do Gestor(a);

  • Conhecer e desenvolver o mapa estratégico da gestão da saúde municipal;

  • Desenvolver competências éticas, políticas, técnicas e administrativas para superar os desafios do gestor municipal do SUS;

  • Ampliar o conhecimento técnico-científico para atuar com eficiência e eficácia na Gestão Municipal do SUS;

  • Aprimorar técnicas e procedimentos necessários para o desenvolvimento dos modelos de gestão e de atenção à saúde no município;

  • Compreender o processo de trabalho do gestor municipal de saúde, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento de um planejamento de gestão local e regionalizado;

  • Desenvolver habilidades de sistematizar conhecimentos teóricos e práticos para a interação social e política, de forma efetiva e ressignificando a prática profissional do Gestor Municipal de Saúde.


CLIQUE PARA VER O EDITAL COMPLETO


- Leia tambem:

-Conasems abre 20 mil vagas em curso de aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS

- Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS: Conasems oferece 20 mil vagas

466 visualizações

1/2
b2.jpg
b3.jpg
b4.jpg