Notícias

Enare/Ebserh abre 405 vagas para residências médicas, uni e multiprofissional



Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do Enare/Ebserh 2021 (Exame Nacional de Residência), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao MEC, que faz a gestão de 40 hospitais universitários federais.


São 405 vagas destinadas as áreas da Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Física Médica, Assistência Social e Fonoaudiologia. As inscrições podem de ser feitas pela internet até o dia 14 de dezembro de 2020. A primeira etapa do processo do Enare 2021 está prevista para o dia 10 de janeiro de 2021.


O que é o Enare/Ebserh

Mas, afinal, o que é o Enare/ Ebserh? O Enare é um processo seletivo centralizado que se assemelha aos já conhecidos PSUs – processos seletivos unificados para residências médicas – a exemplo do PSU de Minas Gerais ou do SUS-SP. Porém, no Enare além da residência médica, são contemplados processos seletivos de residência em outras áreas da saúde – residências Uni e Multiprofissional.


O Enare 2021 foi lançado pelo MEC e Ebserh com o objetivo unificar esse sistema para tornar o ingresso como residente mais padronizado, já que atualmente cada hospital e universidade realiza a sua própria seleção.


Entres as vantagens do Enare/Ebserh, segundo o MEC, estão a menor possibilidade de vagas ociosas nas universidades federais, menor burocracia para realização e um processo de acesso mais democrático aos participantes.


Para esta primeira edição, participam do Enare/Ebserh oito hospitais universitários federais e um hospital militar. São eles:

  • Campo Grande (Humap-UFMS/Ebserh – Campo Grande (MT)

  • HU-UFPI/Ebserh – Teresina (PI)

  • Hupes-UFBA/Ebserh – Salvador (BA))

  • HU-UFS/Ebserh – Aracaju (SE)

  • HUL-UFS/Ebserh – Lagarto (SE)

  • HUGV-Ufam/Ebserh – Manaus (AM)

  • HDT-UFT/Ebserh – Araguaína (TO)

  • HU-UFSCar/Ebserh – São Carlos (SP)

  • Hospital da Força Aérea Brasileira (HFAB) – Rio de Janeiro (RJ)

Das 405 vagas, 304 vagas são para 41 especialidades médicas. Já para a Residência Uniprofissional foram disponibilizadas oito vagas, entre enfermeiros e físicos médicos.


A Residência Multiprofissional dispõe de 93 vagas, que incluem enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física.


Quer saber todos os detalhes deste novo processo seletivo para residências médicas? Acesse o blog Você na Residência Médica. Lá você encontra todos os detalhes deste de de todos os outros editais com inscrições abertas para o ano de 2021.

23 visualizações

1/2
b2.jpg
b3.jpg
b4.jpg