Notícias

6 motivos para escolher uma faculdade de medicina particular


Faculdade Suprema de Juiz de Fora

Você já sabe que a área da saúde é promissora e oferece bons salários, não é mesmo? E investir em uma faculdade de medicina e escolher uma boa instituição de ensino são decisões que devem ser tomadas após uma boa avaliação.


Conhecer as opções de faculdade e decidir entre uma instituição particular ou pública é uma dessas análises, já que cada uma tem características diferenciadas pra quem quer seguir carreira médica.


Para te ajudar nessa decisão para a vida profissional, vamos te mostrar os motivos pra optar por uma faculdade de medicina particular. Acompanhe a leitura.


Entenda a diferença entre a faculdade pública e particular


Para escolher qual caminho é o ideal para você trilhar, é importante entender as diferenças entre uma faculdade pública e uma faculdade de medicina particular.


Faculdade pública


A faculdade pública é uma instituição de ensino pertencente ao governo. Com isso, ela precisa cumprir o papel de garantir o acesso gratuito a uma educação de excelência.


Como elas ofertam o curso sem custos, costumam ter grande concorrência pelas vagas. Com isso, há um número limitado de estudantes que conseguem cursar uma faculdade de medicina de forma gratuita, por exemplo. Outro ponto é a localização. Nem todas as cidades contas com instituição de ensino superior pública.


Faculdade particular


Por outro lado, a faculdade particular é mantida pela iniciativa privada. Portanto, ela gera custos para manter seu funcionamento, ocasionando, assim, na cobrança de mensalidades.


A instituição privada também cumpre os requisitos básicos para garantir um ensino de qualidade. Os cursos precisam de certificação do Ministério da Educação para serem validados mercado de trabalho.


Uma característica dessas instituições é a disponibilidade de campus em várias cidades, o que facilita o acesso para os estudantes.


6 motivos para escolher uma faculdade de medicina particular


Quando falamos sobre o curso de medicina, as faculdades particulares têm condições de oferecer infraestrutura diferenciada pra a formação de um bom profissional. Por isso, elas devem ser consideradas como opção importante para quem deseja ser médico.


Não acredita? Então confira a seguir as vantagens e benefícios de escolher uma faculdade de medicina particular.


Infraestrutura


Um dos pontos positivos que podemos citar da faculdade de medicina particular é a qualidade da infraestrutura oferecida. Os alunos contam com laboratórios de qualidade, computadores modernos, além de bibliotecas atualizadas.


Além disso, na faculdade de medicina é possível encontrar os melhores laboratórios para a realização das aulas práticas. Na Faculdade Suprema, por exemplo, o estudante conta com equipamentos modernos e toda a estrutura para auxiliar a experiência acadêmica. Voltaremos a falar desse assunto mais á frente.


Portanto, as instituições privadas se preocupam sempre em aperfeiçoar seus espaços, ofertando materiais e equipamentos a fim de estimular o desempenho dos estudantes.


Grade curricular


A grade curricular da faculdade de medicina particular conta com uma estrutura organizada, que procura garantir a formação dentro do período proposto. Outro ponto é a flexibilidade quando a instituição verificar a necessidade de alterar as diretrizes do curso.


As instituições são inovadoras quanto a metodologia de ensino, sempre buscando propor ao estudante um currículo que o qualifique e desenvolva para atuar no mercado de trabalho com segurança e conhecimento.


O curso de medicina da Faculdade Suprema conta com uma metodologia ativa de ensino aprendizagem, onde o estudante aprende da prática para a teoria, já com aulas práticas desde o primeiro período.


Oportunidade de acesso


Se compararmos com as instituições públicas, a faculdade particular conta com um número maior de vagas e menos concorrência. Entretanto, vale reforçar que isso não significa qualidade de ensino inferior.


Como já dissemos anteriormente, há um número maior de faculdades privadas, já que essas não necessitam de concessões governamentais, o que facilita o acesso do estudante ao ensino superior.


Alto índice de empregabilidade


A metodologia de ensino focada na prática, como já contamos a você, auxilia o estudante a adquirir um aprendizado alinhado com as principais exigências e necessidades do mercado de trabalho.


Desse modo, as experiências vivenciadas durante a faculdade de medicina, como aulas práticas, grade curricular, estágios, são diferenciais quando o estudante concluir a graduação e optar por uma residência médica, concurso ou qualquer tipo de especialização.


Financiamento e bolsas estudantis


Uma alternativa para ajudar o estudante a pagar as mensalidades é buscar um financiamento estudantil. Uma delas é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que oferece a possibilidade de parcelar a semestralidade do curso.


As faculdades particulares também costumam oferecer financiamentos e bolsas de estudo, que ajudam a diminuir os custos da graduação.


Na Suprema, o estudante conta com financiamento próprio, o Mensalidade Reduzida e Super Reduzida, financiamento com bancos e instituições de crédito privadas. E ainda, há descontos nas mensalidades através de mérito por desempenho acadêmico.


Tempo para formação


Por não haver riscos de greves ou paralisações, o estudante já ingressa na faculdade de medicina particular com mais confiança sobre seu tempo de conclusão do curso. Este é um ponto positivo, já que não compromete o planejamento e oportunidades para ingressar no mercado de trabalho.


Por que é importante escolher uma boa faculdade de Medicina?



Estudante da faculdade de medicina

É fundamental que o estudante opte por uma instituição que tenha boa reputação no mercado. É imprescindível consultar a avaliação e indicadores do Ministério da Educação (MEC) , como Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).


Suprema é referência no ensino em saúde


A Faculdade Suprema é referência para o estudante que pretende prestar vestibular de Medicina e outros cursos na área da saúde.


Avaliada com índices acima da média, a Suprema conta com as maiores e melhores notas no MEC e corpo docente formado por mestres e doutores.


Dentre as diversas tecnologias educacionais aplicadas, podemos destacar as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, currículo orientado por competências profissionais, sistema de avaliação de habilidades clínicas estruturado (OSCE) e a articulação interdisciplinar.


Laboratórios de última geração


Estudantes da faculdade de medicina no Laboratório de Simulação

Tudo isso soma-se aos laboratórios de última geração, como, por exemplo, o Laboratório de Habilidades Profissionais e Simulação Realística. Nele robôs simulam situações reais enfrentadas pelos profissionais da saúde nos diferentes cenários em que irão atuar.


Além disso, A Suprema é uma das poucas instituições privadas que podem contar com um hospital de ensino conveniado no país: o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ).


O Centro de Treinamento em Cadáver Lab, que integra o Complexo de Cirurgias Minimamente Invasivas também é um diferencial. Neles são desenvolvidos cursos com o objetivo de aumentar o padrão científico pedagógico do aprendizado anatômico e procedimentos clínico-cirúrgicos.


Como você pode concluir, há diferenças entre instituições públicas e privadas importantes no momento de escolher a graduação. Como ressaltamos, a faculdade de medicina particular reúne características imprescindíveis para uma formação de qualidade.


Então, o que você está esperando para conhecer mais sobre o curso de medicina da Suprema e vir fazer parte da nossa família? Entre em contato conosco, teremos o prazer em lhe apresentar nossa instituição. Fale com a gente pelo nosso WhatsApp 32 98873-1393 .

406 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1/2
b2.jpg
b3.jpg
b4.jpg