Notícias

Pós-Graduação em Alergia e Imunologia: o que você precisa saber

Atualizado: 12 de Jan de 2021



A Pós-graduação em Alergia e Imunologia é uma excelente opção de especialização por ser uma área com grande potencial de expansão. E você, já pensou em ser um médico especialista em Alergia e Imunologia?


Para ajudá-lo nesta difícil tarefa de escolher uma especialidade médica, tão logo conclua a faculdade, preparamos este artigo com todas as informações sobre a Pós-Graduação em Alergia e Imunologia. Portanto, vamos lá?


Um pouco da história da Alergia e Imunologia


Para começar, é importante contextualizar a Alergia e Imunologia na história da Medicina. A especialidade de Alergia e Imunologia é uma área relativamente recente na história da Medicina, embora as doenças alérgicas, como asma e alergia alimentar, tenham sido descritas desde a antiguidade.


Conceito enfrentou resistências


O conceito de "alergia" (Clemens von Pirquet em 1903) enfrentou resistência, à época, por quebrar paradigmas que consideravam o sistema imune essencialmente protetor e não que poderia ser o "causador" de doenças.


A prevalência de doenças alérgicas com o passar das décadas, acabou consolidando o termo. Vários fatos contribuem para o aumento da prevalência de doenças alérgicas como industrialização, urbanização, estilo de vida, desenvolvimento de antibióticos e vacinas, mudanças climáticas e poluição ambiental.


Especialidade com potencial de crescimento e amplo mercado de trabalho


Segundo artigo publicado na revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI, aspectos como ampliação do escopo de atuação e valorização pela comunidade médica e sociedade indicam que a especialidade de Alergia e Imunologia tem um enorme potencial de crescimento


Dentre estes, destacam-se o impacto epidemiológico das doenças alérgicas, o amplo espectro das doenças alérgicas e desordens imunológicas, o acometimento de pacientes de todas as faixas etárias, a evolução no conhecimento dos mecanismos de desordens alérgicas e imunodeficiências, a identificação de novos alvos terapêuticos, o desenvolvimento dos imunobiológicos e as diversas interfaces da especialidade.


Interfaces da Alergia e Imunologia


Pneumologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Infectologia e Hematologia são algumas das especialidades com interface com a Alergia e Imunologia.


Outra vantagem do profissional de Alergia e Imunologia é que ele pode também, atuar em diferentes níveis de atenção médica, bem como em ações de prevenção e promoção à saúde e em pesquisas clínicas.

Como é o curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia da Suprema


Dito tudo isto, e se você já tomou a decisão de que a especialidade se encaixa com o seu perfil, agora é a hora de escolher o melhor curso de Pós-Graduação em Alergia e Imunologia.

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Suprema ministra um dos mais completos cursos de pós-graduação em Alergia e Imunologia. O curso oferece um consistente aprendizado teórico e amplo treinamento prático.


Para ingressar na pós, o médico precisa comprovar formação geral de, no mínimo, dois anos em Clínica Médica e/ou Pediatria e/ou Medicina de Família e/ou Dermatologia e/ou Reumatologia. O processo de seleção inclui avaliação curricular e prova de conhecimentos básicos em Alergia.



Base curricular da pós-graduação Suprema


A base curricular da pós é a matriz de competências da Residência Médica e atende aos requisitos necessários para o exercício das atividades clínicas em Alergia e Imunologia (legislação e diretrizes em vigor do Ministério da Educação / MEC, Associação Médica Brasileira / AMB e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia / ASBAI).


Atividades práticas da Pós-Graduação em Alergia e Imunologia


As atividades práticas serão realizadas nas seguintes dependências: