Confira os artigos vencedores do Prêmio de Produtividade em Pesquisa

Estimular a pesquisa científica no âmbito acadêmico. É com esse objetivo que a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Suprema divulga o resultado da segunda edição do Prêmio de Produtividade em Pesquisa.

A proposta, que contou com a iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT), por meio da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão da Suprema, foi destinada a professores da instituição, com a participação de estudantes. Para tanto, houve a necessidade de comprovação de produção científica referente ao período de 2019 a 2021.

O Prêmio de Produtividade Cientifica engloba três categorias: Internacional (Artigos publicados em periódicos indexados na Base de Dados MedLine); Nacional A ( Artigos publicados em periódicos indexados na Base de Dados SciELO); Nacional B (Artigos publicados em periódicos indexados na Base de Dados LILACS, EMBASE, Latindex). A premiação será em dinheiro e os artigos selecionados serão contemplados com valores entre R$1.000 e R$ 3.000.

Confira abaixo os vencedores do Prêmio de Produtividade em Pesquisa 2021.

Categoria PubMed

1º Lugar

Artigo: Teaching point-of-care transfontanellar ultrasound for pediatricians and medical students.

Professor: Gustavo Bittencourt Camilo

Estudantes: Eleusa Nogueira Dias, Bianca Lopes de Oliveira, Júlia Perches Ferreira

Co-autores: Gabriela Cumani Toledo, Hebert Olímpio Júnior, Pedro de Freitas Batista Mendes, Marcus Gomes Bastos

2° Lugar

Artigo: Adenoid Cystic Carcinoma of the Trachea: A Case Report

Professor: Jorge Montessi

Estudantes: Víctor de Oliveira Costa, Fabrício Machado Teixeira, Mariana de Oliveira Kassis

Co-Autores: João Paulo Vieira, Guilherme de Abreu Rodrigues e Eveline Montessi Nicolini

3º Lugar:

Artigo: Challenges in recruitment and adherence to a randomized clinical trial in Brazil on the effects of transcutaneous nervous electrical stimulation on individuals with peripheral arterial disease: A feasibility study

Professora: Ana Paula Ferreira

Estudante: Ana Flávia Ferreira

Co-autores: Djalma Rabelo Ricardo, Plinio dos Santos Ramos, Bruno Rabite Dornelas e Danielle Aparecida Gomes Pereira.

Categoria SciELO

Empate

Artigo: Comparação dos efeitos da crioimersão padrão e intermitente sobre a estabilidade, limiar e tolerância à dor na região do tornozelo em indivíduos saudáveis.

Professor: Thiago Casali Rocha

Estudantes: Rafael de Medeiros Trombini, Lenon de Paula Oliveira Arantes, Yago da Silva Tobias

Artigo: Gestantes em uso de substâncias psicoativas atendidas por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde

Professora: Angela Aparecida Peters

Estudantes: Hugo Ramalho Coelho; Otavia Gonçalves Paulino

Co-autores: Adriana Dias Silva, Maria Angélica de Almeida Peres

Categoria LILACS e outras bases de dados

Empate

Artigo: Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber

Professora: Rachel Rocha Pinheiro Machado

Estudantes: Ana Vitória Chequer Saraiva; Natália de Azevedo Marques; Priscilla da Cunha Leal

Artigo: Desafio diagnóstico de tuberculose peritoneal: Um relato de caso

Professor: Juliano Machado Oliveira

Estudantes: Thaís Barretto Aleixo; Manuela Cristina Ribeiro Dias Barroso; Ana Tereza Alvarenga Carneiro

Co-autores: Rachel Rocha Pinheiro Machado

Artigo: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA ATENDIDAS EM JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS (MG), BRASIL

Professora: Ana Cláudia Dias Sousa Figueiredo

Estudantes: Thaís Barretto Aleixo; Paula Loureiro Meireles Ávila de Morais

Co-autores: Beatriz Christina Decort de Lima Melillo

Artigo: METOCLOPRAMIDA E SEUS EFEITOS EXTRAPIRAMIDAIS EM CRIANÇAS

Professor: Leandro Véspoli Campos

Estudantes: Túlio Bassoli, Renato Lourenço de Medeiros, Ana Clara Viana de Sousa, Gabriel Seixas Carvalho, Gilmara Paiva Quintão Costa, Laura de Araujo Soares, Marina Lourenço de Medeiros.