Curso de Farmácia: saiba tudo sobre a profissão de farmacêutico

Você sabia que o farmacêutico é o profissional da saúde mais presente no cotidiano das pessoas? E para você que está aí se perguntando “por que eu devo fazer o vestibular para o curso de Farmácia¿”, nós viemos lhe contar os motivos que tornam a profissão tão importante.

estudante do curso de farmácia

Estudar Farmácia é uma decisão promissora, pois a área vem crescendo nos últimos anos e gerando oportunidades no mercado de trabalho. Então, vamos começar sobre como é a graduação.

3 motivos para ingressar no curso de Farmácia

1. Se sua praia são matérias como Física, Química e Biologia, esteja certo que se sairá bem durante o curso de Farmácia. Afinal de contas, durante todos os semestres você verá um pouco dessas áreas nas disciplinas de Cosmetologia, Controle e Qualidade dos Medicamentos, Tecnologia dos Alimentos, Análises Toxicológicas, Fitoterapia, por exemplo.

2. O curso de Farmácia é oferecido como Bacharelado e tem duração de quatro a cinco anos, dependendo da instituição. Esses períodos se dividem em aulas teóricas, aulas práticas, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso.

3. A graduação em Farmácia é estruturada para formar farmacêuticos atentos e atuantes às necessidades de saúde da população, bem como às inovações tecnológicas. Mais a frente vamos lhe contar sobre os diferenciais do curso de Farmácia da Suprema, acompanhe!

Qual a importância da área de Farmácia?

A Farmácia é uma das mais antigas atividades que busca a cura de doenças. A profissão é identificada pelo relevante papel social dos farmacêuticos e pela sua extrema generosidade.

O farmacêutico é capacitado para atuar na área tecnológica, com pesquisa, desenvolvimento e produção de novos fármacos e alimentos, metodologias para diagnóstico laboratorial, e ainda, com a oferta do cuidado e dos serviços farmacêuticos ao paciente.

A atuação de quem faz o curso de Farmácia vai além das drogarias, como dissemos acima. Você que gosta de cuidar da pele, talvez não saiba, mas a fabricação e o desenvolvimento de cosméticos dependem desses profissionais, e costumam manter o mercado sempre em alta e render uma boa remuneração.

Na área de alimentos, os profissionais que fazem o curso de Farmácia são essenciais para assessorar a produção, além da manipulação e sintetização de substâncias. Esses processos garantem que os alimentos não se transformem em venenos letais. Você sabia disso?

A Farmácia Clínica, uma das áreas mais populares, garante o uso correto e a distribuição de medicamentos a pacientes.

E o avanço da ciência caminha ao lado da profissão de farmacêutico, pois dia a dia são desenvolvidos novos métodos e descobertas em benefício a saúde da sociedade. Desde o desenvolvimento até um medicamento ser liberado para os pacientes, ele passa pelo aval deste profissional.

Um exemplo recente disto são as inúmeras pesquisas, fabricação, liberação e testes das vacinas para combate ao coronavírus. O profissional da Farmácia está presente em todos esses processos.

Farmacêutico: uma profissão versátil

O farmacêutico é o profissional que atua na área tecnológica, com pesquisa, desenvolvimento e produção de novos fármacos, metodologias para diagnóstico laboratorial, e ainda, com a oferta do cuidado e dos serviços farmacêuticos ao paciente.

Farmacêutico no laborátorio do curso de farmácia

Atuação do farmacêutico

São 135 especializações regulamentadas, apoiadas em 10 linhas de atuação. As especializações mais recentes são Farmácia Clínica, Farmácia Estética, Perfusão Sanguínea e Floralterapia.

Ampliando a oferta de emprego, o profissional tem ainda a possibilidade de atuar na produção de medicamentos veterinários, de cosméticos e de vacinas.

Confira as linhas de atuação:

• Produção industrial e análise de alimentos

• Análises clínico-laboratoriais

• Farmácia