Curso de Fisioterapia: saiba sobre sobre o curso, mercado de trabalho e muito mais

Atualizado: 27 de Abr de 2021

O profissional que faz o curso de Fisioterapia é o responsável por atuar na prevenção e tratamento de lesões ou distúrbios que afetam os movimentos do corpo humano.

É importante você saber que o trabalho de um fisioterapeuta vai muito além de aplicar massagens. Ele oferece tratamento específico focado na reabilitação ou recuperação de seus pacientes.

fisioterapeuta atuando com paciente

A Fisioterapia é a área da saúde que estuda, identifica, previne e reabilita distúrbios de movimento e funcionais de órgãos e sistemas. O profissional que conclui o curso de Fisioterapia tem como principal função promover a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Se você está em fase de escolher a carreira e já pensou em fazer o vestibular de Fisioterapia, continue a leitura e conheça melhor essa profissão.

O curso de Fisioterapia

O curso de Fisioterapia é um bacharelado com média de duração de quatro a cinco anos. O estudante que é aprovado no vestibular de Fisioterapia se prepara para atuar nos mais variados níveis de atenção à saúde.

A graduação é generalista para que o futuro fisioterapeuta possa se especializar na área em que mais se identificar. A estrutura curricular, por exemplo, conta com disciplinas de Anatomia, Biologia Celular, Cinesiologia, Biomecânica, Fisiologia.

Além disso, o estudante do curso de Fisioterapia aprende sobre as diferentes áreas de atuação, tais como: Ortopedia, Traumatologia, Neurofuncional, entre outras.

Como vimos, a grade curricular envolve conteúdos teóricos e práticas laboratoriais e assistenciais para que o estudante experimente o dia a dia da profissão. Para isso, é importante que os laboratórios sejam bem equipados.

Por exemplo, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – Suprema, os estudantes já iniciam a prática nos primeiros período, com a metodologia ativa de ensino aprendizagem. Mais a frente, voltamos a falar sobre a escolha da instituição.

Agora, vamos voltar ao tema deste artigo, ou seja, o curso de Fisioterapia e a importância para a saúde e sociedade.

O que faz um fisioterapeuta?

Muita gente liga a carreira do fisioterapeuta somente ao atendimento em casos de reabilitação. Entretanto, as áreas de atuação são amplas. Tanto que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece as seguintes especializações:

• Acupuntura

É a estimulação de pontos do corpo com agulhas para tratamento de disfunções, prevenção de doenças e redução de dores. Prática que teve origem na Medicina Oriental.

· Fisioterapia Aquática

O uso da água no tratamento da dor, fortalecimento muscular, recuperação articular, melhora postural e recuperação respiratória. Como exemplo de atividades, há a hidroterapia e crioterapia.

· Fisioterapia Cardiovascular

Tratamento com pacientes em casos como Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca, Miocardiopatia, Cirurgia Cardíaca, Doença Arterial Obstrutiva Periférica e outras. São aplicados exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular.

· Fisioterapia Dermatofuncional

Tratamento e recuperação da pele, por patologia ou estética, como estrias, manchas, feridas, cicatrizes, pós-cirúrgico. Essa área utiliza técnicas como eletroterapia, drenagem linfática, fototerapia, liberação miofacial, termoterapia.

· Fisioterapia Esportiva

Acompanhamento de esportistas para prevenir, tratar e promover o retorno dos atletas às suas atividades. Minimiza os impactos dos esportes, auxiliam na manutenção ou melhora do condicionamento físico e tratam as lesões.

· Fisioterapia em Gerontologia

Promove um envelhecimento saudável do idoso, trabalhando o fortalecimento muscular e melhorias nas funções cardíaca, respiratória e motora. Também busca o aumento da imunidade e equilíbrio.

· Fisioterapia do Trabalho

Previne e trata lesões adquiridas por esforço repetitivo e postura inadequada, promovendo atividades para melhorar a saúde no ambiente de trabalho.