Enfermagem: saiba tudo sobre vestibular, área de atuação, salários e muito mais

Atualizado: 9 de Abr de 2021

Enfermeiro cuidando de paciente

Se você está interessado em fazer o vestibular de Enfermagem e atuar na área, precisa saber sobre o curso, mercado de trabalho e, claro, a importância da Enfermagem para a sociedade. Antes mesmo de avançarmos com todas estas informações, vamos a um spoiler: o curso de Enfermagem é um dos mais procurados na área da saúde, que, por sua vez, está em franca expansão.

As oportunidades e os diversos campos de atuação para quem segue a profissão de Enfermeiro vêm se ampliando nos últimos anos. Para te deixar por dentro de todas as novidades, produzimos este artigo. Aqui, você pode tirar todas as dúvidas e ampliar ainda mais as suas possibilidades nesta reconhecida profissão.

Confira a seguir.

Como é o curso de Enfermagem?

A profissão de Enfermagem nasceu como prática social ligada a vida humana em todos os parâmetros, na questão da prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

O curso de Enfermagem forma profissionais com competência técnica, científica e humanística a fim de manter e estabelecer a saúde das pessoas. Prepara para intervir nos processos de saúde e de doença, com responsabilidade ética e social.

Passou no vestibular de Enfermagem, então a graduação em Enfermagem pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. No caso da Faculdade Suprema, o curso habilita o estudante como bacharel, possuindo, portanto, duração média de quatro anos. Aliás, a Suprema está com inscrições abertas para o Vestibular de Enfermagem.

O início da graduação é marcado por disciplinas básicas da área das ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, histologia. Também há matérias como sociologia da saúde, comunicação em saúde, iniciação científica e suporte básico de vida.

No decorrer do curso de Enfermagem, o estudante aprende sobre os procedimentos técnicos e, começa, dessa forma, a atender pacientes. As aulas práticas, além dos laboratórios de habilidades, são realizadas em instituições de saúde, como hospitais e clinicas.

A carga horária é complementada com estágio supervisionado na área e pelo trabalho de conclusão de curso, conhecido como TCC.

Por que devo escolher o melhor curso de Enfermagem?

O mais recente Censo da Educação Superior aponta que o curso de Enfermagem é a quinta graduação com mais alunos matriculados no país, com mais de 300 mil estudantes.

Portanto, para se destacar em meio a tantos profissionais, o primeiro passo é buscar uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).

E olha, é importante que você se atente sobre a infraestrutura da instituição. Afinal, ela é um dos pontos mais importantes a ser analisado pelo estudante, pois todo aprendizado será adquirido através dos laboratórios e salas de aula.

E tem mais, atividades práticas e convênios com unidades de saúde auxiliam a adquirir habilidades para a sua trajetória na profissão. Por exemplo, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora– Suprema, os estudantes já iniciam a prática nos primeiros período. Mais ]à frenre voltamos a falar sobre a faculdade.

Invista nos estudos, se especialize!

Uma das qualificações mais requisitadas e mais importantes para os profissionais da Enfermagem é a Residência. Ela pretende especializar o profissional em uma determinada área de atuação. Entre elas podemos citar Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Obstétrica, Cuidados intensivos e Enfermagem Oncológica. Uma bolsa para residente gira em torno de R$ 3.300.

Uma outra opção para se qualificar ainda mais ao terminar o curso de Enfermagem, é ingressar em um mestrado ou especialização.

A Faculdade Suprema, por exemplo, possui uma série de cursos de pós-graduação em Enfermagem e Multiprofissional, que possibilitam a continuidade dos estudos.

Por que a Enfermagem é importante?

No Ano da Enfermagem, em 2020, a categoria é colocada à prova frente a um cenário de pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, “os enfermeiros são a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde”.

A importância do profissional que fez o curso de Enfermagem é tamanha que a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o ano de 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem.