Vida de calouro: 7 dicas de como se sair bem no começo da faculdade

Atualizado: 28 de Mai de 2021

estudante calouro indo para a faculdade de medicina

Passar no vestibular é um grande desafio. Quem se prepara para enfrentar essa maratona, atravessa um processo que exige dedicação, disciplina, conhecimento e controle emocional.

E a vida do vestibulando é uma montanha russa, dá muito frio na barriga. Depois de passar no vestibular, chega o momento de viver o sonho de cursar a faculdade. Uma nova realidade, nova rotina, um período de mudanças.

Para você que está vivendo esse momento de preparação para o vestibular, ou que acabou de ingressar no ensino superior, preparamos um artigo sobre a jornada dos “campeões do vestibular” e sobre como é a vida de calouro. Acompanhe a leitura do nosso Guia de Sobrevivência.

O desafio de passar no vestibular

Antes de dar o pontapé inicial na vida acadêmica, o estudante passa pela fase do vestibular. Muitos se preparam para a maratona de provas em diversas instituições de ensino privadas e particulares, como também do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Provas de vestibular não seguem o mesmo modelo de questões das provas que os estudantes estão acostumados a fazer na escola durante o ensino fundamental e o ensino médio. Por isso, é essencial que você sempre pesquise o modelo da prova que vai realizar.

Esse conselho é o ponto de partida para provas de vestibular, já que cada instituição de ensino tem o seu próprio método de testar os conhecimentos dos alunos na hora do processo seletivo. Na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema, os vestibulandos têm acesso às provas anteriores dos processos seletivos aplicados.

Vai fazer vestibular e está em dúvida sobre como se preparar? A pandemia continua e a rotina de estudos permanece fora do comum, então, que tal dicas de quem tirou o primeiro lugar no vestibular da Suprema? Confira!

Dica de calouro

Guilherme Weber Oliveira é calouro da Suprema e garantiu o primeiro lugar no vestibular de Enfermagem. Ele conta que foi a primeira vez que participou da seleção para o curso, onde aproveitou a oportunidade de utilizar as notas do Enem.

estudante de enfermagem em casa

Antes disso, também fez alguns períodos de outros cursos, em outras universidades e cita que foi uma surpresa agradável ver sua colocação no vestibular.

Guilherme conta que o ensino híbrido emergencial, por conta da pandemia, “mudou bastante a dinâmica do calouro. A minha experiência pessoal como calouro foi bem simples por conta do isolamento social e da pandemia como um todo”.

Uma dica que o calouro de Enfermagem dá para quem está na maratona para o Vestibular ou Enem é ter confiança nos seus conhecimentos. “Com preparo e estudo suficientes, tudo é possível, basta ter força de vontade e foco nos seus objetivos. Mas o importante não é ser o primeiro, o que importa é competir, sem perder nem empatar”, destaca.

Outro estudante que se deu bem na maratona do vestibular é o Leonardo Sotto Maior. Focado em passar no vestibular de Medicina da Suprema, ele se preparou através das provas antigas da Suprema, pra entender o estilo da avaliação e os modelos de questões, principalmente matemática e biologia. Além disso, fez várias redações no modelo parecido com ENEM, ajustando conforme o vestibular da Suprema exige.

estudante de medicina de máscara na faculdade

A primeira tentativa do Leonardo, foi certeira. Com o nome no topo da lista de aprovação, ele conta: “ver meu nome entre os primeiros foi uma surpresa, eu tinha conferido o gabarito e sabia que tinha ido bem, mas não esperava por tal colocação. Com certeza foi um sentimento de trabalho cumprido e de que todo esforço valeu a pena!”.

E experiência e aprendizado são as palavras que ele carrega da sua vida de calouro. “Apesar de ter sido prejudicada pela pandemia, minha fase de calouro foi bem interessante. Pude conhecer pessoas novas e me adaptar a uma rotina totalmente diferente da escola”, conta o estudante de medicina.

E para você vestibulando, que busca passar no vestibular, Leonardo dá a dica: “conhecer o modelo de prova que vai enfrentar e montar uma estratégia pra otimizar o tempo e acertar mais questões. Além disso treinar a redação pra tirar uma ótima nota! Por último, fazer a prova com tranquilidade, foco e confiante de todo trabalho feito”.

Passei no vestibular, e agora?

Você se lembra dos primeir