Notícias

Vida de calouro: 7 dicas de como se sair bem no começo da faculdade

Atualizado: Mai 28


estudante calouro indo para a faculdade de medicina

Passar no vestibular é um grande desafio. Quem se prepara para enfrentar essa maratona, atravessa um processo que exige dedicação, disciplina, conhecimento e controle emocional.


E a vida do vestibulando é uma montanha russa, dá muito frio na barriga. Depois de passar no vestibular, chega o momento de viver o sonho de cursar a faculdade. Uma nova realidade, nova rotina, um período de mudanças.


Para você que está vivendo esse momento de preparação para o vestibular, ou que acabou de ingressar no ensino superior, preparamos um artigo sobre a jornada dos “campeões do vestibular” e sobre como é a vida de calouro. Acompanhe a leitura do nosso Guia de Sobrevivência.


O desafio de passar no vestibular


Antes de dar o pontapé inicial na vida acadêmica, o estudante passa pela fase do vestibular. Muitos se preparam para a maratona de provas em diversas instituições de ensino privadas e particulares, como também do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.


Provas de vestibular não seguem o mesmo modelo de questões das provas que os estudantes estão acostumados a fazer na escola durante o ensino fundamental e o ensino médio. Por isso, é essencial que você sempre pesquise o modelo da prova que vai realizar.


Esse conselho é o ponto de partida para provas de vestibular, já que cada instituição de ensino tem o seu próprio método de testar os conhecimentos dos alunos na hora do processo seletivo. Na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema, os vestibulandos têm acesso às provas anteriores dos processos seletivos aplicados.


Vai fazer vestibular e está em dúvida sobre como se preparar? A pandemia continua e a rotina de estudos permanece fora do comum, então, que tal dicas de quem tirou o primeiro lugar no vestibular da Suprema? Confira!


Dica de calouro


Guilherme Weber Oliveira é calouro da Suprema e garantiu o primeiro lugar no vestibular de Enfermagem. Ele conta que foi a primeira vez que participou da seleção para o curso, onde aproveitou a oportunidade de utilizar as notas do Enem.

estudante de enfermagem em casa

Antes disso, também fez alguns períodos de outros cursos, em outras universidades e cita que foi uma surpresa agradável ver sua colocação no vestibular.


Guilherme conta que o ensino híbrido emergencial, por conta da pandemia, “mudou bastante a dinâmica do calouro. A minha experiência pessoal como calouro foi bem simples por conta do isolamento social e da pandemia como um todo”.


Uma dica que o calouro de Enfermagem dá para quem está na maratona para o Vestibular ou Enem é ter confiança nos seus conhecimentos. “Com preparo e estudo suficientes, tudo é possível, basta ter força de vontade e foco nos seus objetivos. Mas o importante não é ser o primeiro, o que importa é competir, sem perder nem empatar”, destaca.


Outro estudante que se deu bem na maratona do vestibular é o Leonardo Sotto Maior. Focado em passar no vestibular de Medicina da Suprema, ele se preparou através das provas antigas da Suprema, pra entender o estilo da avaliação e os modelos de questões, principalmente matemática e biologia. Além disso, fez várias redações no modelo parecido com ENEM, ajustando conforme o vestibular da Suprema exige.



estudante de medicina de máscara na faculdade

A primeira tentativa do Leonardo, foi certeira. Com o nome no topo da lista de aprovação, ele conta: “ver meu nome entre os primeiros foi uma surpresa, eu tinha conferido o gabarito e sabia que tinha ido bem, mas não esperava por tal colocação. Com certeza foi um sentimento de trabalho cumprido e de que todo esforço valeu a pena!”.


E experiência e aprendizado são as palavras que ele carrega da sua vida de calouro. “Apesar de ter sido prejudicada pela pandemia, minha fase de calouro foi bem interessante. Pude conhecer pessoas novas e me adaptar a uma rotina totalmente diferente da escola”, conta o estudante de medicina.


E para você vestibulando, que busca passar no vestibular, Leonardo dá a dica: “conhecer o modelo de prova que vai enfrentar e montar uma estratégia pra otimizar o tempo e acertar mais questões. Além disso treinar a redação pra tirar uma ótima nota! Por último, fazer a prova com tranquilidade, foco e confiante de todo trabalho feito”.


Passei no vestibular, e agora?


Você se lembra dos primeiros dias de aula na escola? Para quem passou anos estudando no mesmo local, com a mesma turma, a volta às aulas era sempre um motivo de ansiedade, vontade de reencontrar os velhos amigos e conhecer os novos professores.


Na faculdade, os sentimentos são os mesmos. Depois de passar no vestibular, você está pronto para começar a vida de calouro universitário! É impossível não ter este rótulo desde o primeiro dia na faculdade até o final do primeiro semestre.


Nesse momento tudo é novo. Portanto, separamos 7 dicas para te ajudar a tirar de letra esse período e aproveitá-lo da melhor maneira possível, como um calouro universitário de sucesso. Confira!


Encare de frente o primeiro dia de aula


O primeiro ano de faculdade é importante em sua trajetória acadêmica. E sinta-se privilegiado. Afinal, somente cerca de 32% dos jovens no país conseguem cursar uma graduação.


O primeiro passo para vencer o medo de ser calouro é lembrar que os outros estudantes da sua turma estão na mesma situação. Eles são de diferentes cidades, faixas etárias, que seguiram os passos de um vestibulando para realizar o sonho de ingressar em uma faculdade.


Em algumas instituições, o primeiro dia do calouro pode ser marcado pelo famoso trote universitário. Na Suprema, por exemplo, só é permitido o trote solidário. Uma dica sobre isso é: participe de eventos que realmente promovam a integração entre os estudantes, e tragam benefícios para a sua vida acadêmica.


É neste dia que você conhece a grade de aulas, as salas e o campus da faculdade. Talvez neste primeiro encontro já sejam recomendadas leituras e xerox de apostilas. Mas, não se assuste. Você vai perceber que o ritmo do ensino superior é mais acelerado. Você irá se acostumar.


Explore o campus da faculdade


No primeiro dia de aula é ideal que você conheça um pouco o seu novo lar! Isso vai te ajudar, inclusive, a evitar atrasos para as aulas e facilitar a locomoção nos demais dias.


Faça seu papel de calouro: explore os prédios, corredores e conheça locais importantes como a biblioteca, cantina, reprografia, laboratórios e áreas de convivência. Aproveite os intervalos entre as aulas para fazer isso.


Comece a fazer seu networking


Sua nova vida de calouro também é o momento para fazer amizades, conhecer os colegas de turma. Uma excelente oportunidade de lidar com realidades diferentes!


E olha como se conectar com o outro é relevante: seu novo amigo conhece outra pessoa, que se conecta com outra, e por aí vai. Desse modo, você pode estar bem próximo de um futuro ou, quem sabe, um futuro sócio?!


O ambiente da faculdade é propício para criar um relacionamento com uma gama de pessoas que podem integrar a sua rede de contatos e ajudar na sua carreira.


Faça contato com os professores


O calouro costuma ter receio e vergonha de fazer perguntas na sala de aula, e acaba deixando de tirar aquela dúvida importante sobre a matéria. Deixe isso de lado e também procure seu professor fora do horário da disciplina para explicações mais aprofundadas se for necessário.


Além disso, se algum professor seguir uma área de atuação que desperte o seu interesse, peça dicas de carreira e de mercado de trabalho. Aproveite as orientações valiosas que serão dadas por eles.


Outra forma de ajuda mútua no aprendizado é a mentoria. Diversas instituições de ensino oferecem a possibilidade de ter um mentor para te ajudar a guiar os estudos e a sua carreira.


É esse professor que dará o suporte necessário para compreender o ambiente acadêmico, organizar os estudos, encontrar áreas de interesse e motivar a sua evolução na vida universitária. Na Suprema, por exemplo, os estudantes contam com o Programa de Mentoring para essa conexão.


Participe das atividades acadêmicas da faculdade


A vida de calouro deve ir além da sala de aula. Não limite suas possibilidades ficando preso somente à grade curricular. Busque projetos de extensão e de iniciação científica, além de monitorias. Essas atividades vão permitir você a praticar todo aprendizado adquirido.


E ainda, durante o curso você terá a oportunidade de participar de eventos como palestras, workshops, simpósios e congressos. Então, aproveite e aprenda ainda mais!


Outras opções de interação e aprendizado na faculdade são os Diretórios Acadêmicos, empresa Júnior e Ligas Acadêmicas. Esses grupos se unem para discutir alguns assuntos da área e realizar ações e atividades que irão auxiliar na sua vida de universitário e profissional.


Você pode também integrar um time esportivo na faculdade através das Atléticas. Pesquise as atividades e integre com o esporte que mais gosta. O esporte é um grande aliado para a saúde mental, física e para seu rendimento acadêmico.


Currículo Lattes: o que é isso?


Fazer um currículo lattes é o grande passo do calouro na vida acadêmica. A plataforma foi criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste espaço você pode registrar todas as informações sobre sua trajetória acadêmica e profissional, como cursos, pesquisas, estágios.


E guarde esta dica: depois de criar o seu currículo na plataforma, lembre-se sempre de registrar todos os eventos acadêmicos e guardar os certificados. La na frente, quando concluir a graduação e enviar o currículo ou participar de uma seleção para residência ou concurso, eles farão a diferença na sua pontuação.


E aí, calouro, como ser um estudante mais organizado?


Você acompanhou este artigo até e já percebeu que o ritmo das aulas do calouro na faculdade é diferente do ensino médio. O estudante precisa correr atrás e buscar conhecimento além da sala de aula para ficar à frente no mercado de trabalho.


Já no primeiro semestre da faculdade o ideal é você encontrar a melhor estratégia de estudo. Se lembra da sua época de vestibulando, em que montou seu cronograma de estudos para passar no vestibular? Na faculdade, ele também vai ser necessário. No entanto, adapte para essa nova experiência.


Como o calouro deve escolher a faculdade ideal para estudar?


Toda essa experiência universitária está totalmente ligada a escolha da instituição de ensino que você escolher. Por isso, para ter não só o semestre de calouro, mas toda a vida acadêmica bem construída, é importante passar no vestibular de uma faculdade alinhada com suas necessidades e expectativas.


A infraestrutura é um dos pontos mais importantes a ser analisado pelo estudante. Afinal de contas, todo aprendizado será adquirido através dos laboratórios e salas de aula.


A Faculdade Suprema é referência para o estudante que pretende passar no vestibular da área da saúde. Avaliada com índices acima da média, a instituição conta com as maiores e melhores notas no MEC e corpo docente formado por mestres e doutores.


Além disto, e também de suma importância é que a instituição investe em um ensino inovador, fundamentado em preceitos éticos e humanistas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem.


E aí, gostou do artigo? Esperamos que com essas dicas, você, quem estou bastante para passar no vestibular, possa ter uma nova vida de calouro de sucesso e de muito estudo! Aproveite a faculdade e esse momento único que é a graduação.

1/2
b2.jpg
b3.jpg
b4.jpg